Monday, May 21, 2007

Para Meditar

2ª feira – 21 de maio de 2007.

Bom dia! Vamos jogar conversa fora? Não, não me interprete mal! Não estou falando de fofoca, nem de perda de tempo conversando abobrinha! É que “jogar conversa fora” está incluído no que vamos começar a conversar nestas Meditações Diárias: a comunicação familiar!
Pois bem, agora que nos entendemos, vamos começar bem: vamos conversar com Deus ou simplesmente, vamos orar! Como toda conversa com quem já costumamos nos encontrar, evite formalidades. Deus está aí juntinho com você, como está aqui comigo enquanto escrevo estas linhas. Fala com Ele naturalmente. Converse com seu Criador. Ele não é aquele amigo ausente, a quem você tem que contar coisas de meses e meses atrás para “atualizá-lo” de como anda sua vida! É muito mais alguém, a quem se pode dizer assim: “ O Senhor viu o que aconteceu agorinha? Pois é, então o Senhor já sabe como estou me sentindo...” e por aí vai. Tente ser informal sem ser irreverente com Aquele a quem você chama de Pai. Invista aí alguns minutos neste papo com o Senhor.
Ok! Então, que a conversa já rolou legal, que tal ouvi-lo. Eu sei, eu sei! Que enquanto você conversava com Ele, deve ter vindo à sua mente até versos da Palavra dEle ou experiências que você passou com Ele e, obviamente, em tudo isto, Deus já estava conversando com Ele.
Porém, o que eu gostaria mesmo era de ver o que Ele já tem falado a todos os seus filhos, inclusive nós dois, que possa ser relembrado e aplicado a nós neste dia. Topa? Ok! Então, abra aí sua Bíblia e leia em Hebreus 4:12, que diz: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.
O que isto significa para você? Normalmente, a gente pensa nisto em termos de pregação, mensagem, estudo bíblico etc., não é? Mas, a Palavra de Deus é também aquela que Deus fala no íntimo do nosso ser, como em momentos como este.
Comunicação, portanto, não é apenas falar, proferir, proclamar... num processo de uma mão só. Toda vez que comunicação existe uma ação é comunicada, por isso, é comunicação. E a toda ação corresponde uma reação, não é verdade? Portanto, toda vez que por gesto, palavra, atitude e até pelo silêncio, Deus nos “comunica” algo, acaba provocando em nós uma comunicação de volta. É como uma espada cortante. Ninguém fica imune, indiferente ao que Deus fala. A fala de Deus provoca a resposta do homem, seja ela qual for.
Agora pense um pouco: será que isto também não é verdade nas relações humanas? Se somos feitos à imagem e semelhança de Deus e a nós foi dado o poder de comunicar, não é fato que também nossa comunicação provoca resposta no outro!? Sem dúvida, sim, provoca!
Então, o primeiro aspecto que gostaria de ressaltar é você provoca coisas boas ou más quando se comunica com os outros, especialmente aí na sua casa. E digo mais: à medida que a relação é mais íntima, mas naturalmente fazemos isto sem medir as conseqüências. Pense um pouco neste verso: “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.” (Provérbios 16:24). Palavras curam ou matam! Pense nisto no dia de hoje, quando tiver que comunicar-se com qualquer pessoa, mas principalmente com aquelas que você mais ama e que são mais importantes para você. Até amanhã, se Deus quiser

No comments: