Thursday, May 03, 2007

Nexos Causais

Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma pessoa substitui outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, mas não nos deixa só, porque leva um pouco de nós e deixa um pouco dela. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova que as pessoas não se encontram por acaso. Charles Chaplin

Os últimos fatos mundiais comprovam o que sempre se soube e sempre se esqueceu: nada do que eu faça ou não faça, deixa de afetar todo o universo de alguma maneira. Existem nexos causais espalhados em tudo e em todos.
Abalos sísmicos são “ouvidos” em todos os lugares da crosta terrestre, mesmo aqueles longe do epicentro. Notícias correm pela virtualidade da grande rede e nas ondas de todos os tipos cruzando o céu. Enormes valores contábeis transpõem fronteiras políticas e econômicas, mesmo que o papel-moeda esteja onde sempre esteve. Valores éticos são compartilhados no mercado axiológico global numa autêntica lei da selva, onde só os mais fortes prevalecem.
Uma ação ou omissão melhora ou piora a vida ou as vidas de milhões de pessoas aqui perto ou bem longe de mim, sejam elas nascidas ou que ainda venham a nascer, quer me conheçam ou não, quer tenham a mesma nacionalidade, idioma, classe social, religião, ideologia política ou não.
Estamos intrinsecamente unidos por teias invisíveis de relacionamentos de todos os tipos e de todos os alcances. Nenhuma palavra dita ou engolida é em vão. Existem ecos por todos os lados.
Uma mão que se estende ou se retrai, que acaricia ou que bate, que acolhe ou que repulsa, que se fecha ou se abre, que chama ou se despede, que se crispa ou se relaxa... sempre terá um correspondente no gesto ou no não-gesto de alguém.
Um olhar mais longo ou sorrateiro, mais atento ou descuidado, inflamado ou carinhoso, ameaçador ou convidativo, terno ou irado, alegre ou desanimado... sempre encontrará outro par de olhos fechados ou abertos, mas jamais se perderá no vazio.
Uma palavra que se diz, que se grita, que rasga os dentes em busca de espaço, que sai quase inaudível ou a plenos pulmões, que levanta ou abate, que anima ou destrói, que encoraja ou desestimula, que lembra do passado ou inspira o futuro... sempre propõe um diálogo e nunca num monólogo.
Eu e você somos responsáveis por nós e por outros bilhões de seres humanos e seres vivos em todo o universo. Eles são responsáveis por você e eu. Abençoá-los é a nossa missão.
Eu creio que foi neste “jardim-feito-ringue” que Deus nos colocou para “cuidar e guardar”, ao invés de destruir e abandonar. Nada mais importa.
Com carinho
Pastor Robinson

No comments: