Saturday, April 28, 2007

O que é Luxo?

Falando sobre “o novo luxo”, Domenico de Masi, autor de “O Ócio Criativo”, afirma que “luxo é aquilo que temos em quantidades limitadas, como privacidade, segurança e beleza”.
Para ele, “cada um de nós deseja e considera um luxo aquilo de que é privado”. Desta forma, “já podem ser considerados privilégios o tempo, o espaço, a autonomia”.
Este assunto é cada vez mais relevante quando se percebe o enorme fosso que se abre aqueles que têm muito e os que não têm quase nada.
Recentemente, até o aquecimento global atemoriza as nações diferentemente, com os mais pobres com medo de perder tudo – de habitação a fontes de alimentação – e os mais ricos com pavor das hordas de refugiados batendo às suas portas.
No entanto, é no final do artigo que o sociólogo italiano coloca o ponto no verdadeiro cerne da questão. Ele diz “a liberdade de dispor sobre esses bens imateriais – que tornam luxuosa uma vida – passa pela consciência de que só se vive uma vez”.
Portanto, luxo é tudo aquilo que a gente pode usufruir agora, porque talvez amanhã não tenhamos mais a chance de fazê-lo.
Tenho acompanhado várias famílias que enfrentaram ou enfrentam a luta contra o câncer ou outras doenças terminais – alguma não é? – e tenho visto que confrontados com a possível perda da pessoa querida, passam a valorizar mais o sorriso do filho, o abraço do marido ou da esposa, o tempo “inútil” gasto juntos diante de um bom filme no final de semana, aquela viagem curtinha meio programa de índio, da qual a gente chega mais cansado do que no começo dela, aquele telefonema “gratuito” dado no meio de uma tarde, aquele email açucarado enviado para um amigo há muito esquecido...
Enfim, tudo isto vira luxo porque temos em quantidade limitada, porque corremos o risco de perder a qualquer momento, porque “só se vive um vez”.
Hoje, é dia de se dar ao direito de alguns luxos, ok? Mas, não pense naqueles das vitrinas dos shoppings ou das mesas de restaurantes finos. Pense naquilo que se você perdesse agora lhe faria mais falta. Isto é o seu luxo! Torne-o sua necessidade, sua prioridade.
Eu creio que é isto que Salomão queria dizer com “lembra-te... antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: não tenho neles prazer... antes que o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”.
Com carinho,
Pastor Robinson

No comments: