Friday, April 20, 2007

Não se trata de julgar precipitada, nem generalizadamente,

mas quando a mão que empunha a balança equilibrada da justiça e do direito, vai sendo embalada pela cobiça e pela corrupção, então só nos resta desencatar de tudo e confiar apenas no Reto Juiz.

2 comments:

Mythus said...

A justiça tende a ser lenta. Mesmo porque, para alcaçá-la é necessário profundo conhecimento de um estranho a uma situação concreta que existe há um bom tempo e somente naquele instante, quando o autor chega ao limite do insuportável é que a lide é levada a juízo.

A justiça divina pode ser imediata, mas também pode custar uma vida inteira.

Todavia, se partirmos do pressuposto que todos os juízes, desde o juiz singular até os ministros dos tribunais superiores são corruptos e a justiça legal é algo inalcançável, como podemos viver em sociedade?

Talvez seja difícil entender isso, mas até mesmo para ser retirada uma multa de trânsito que você não cometeu, é necessário apelar e não ficar satisfeito com a primeira decisão.

Robinson said...

Na verdade, o meu pressuposto é duplo: que todos os juízes são humanos e portanto, passíveis de correção e de incorreção.
Conheço alguns que são corretos e todos nós já ouvimos falar de outros que são incorretos.
Tenho tido oportunidade de conviver com alguns e de falar em formaturas de turmas de direito e sempre afirmo que se os "operadores do direito" não tiverem a clara noção e santo temor de Deus, sabendo que terão que prestar contas diante do Reto Juiz, que julga não apenas os atos externos, mas o fôro íntimo, então jamais conseguirão exercer a justiça.