Sunday, April 22, 2007

Perfeitinha, mas ordinária.

“Barato e acessível, o Second life permite que as pessoas convivam num mundo tal qual gostariam que fosse”.
É assim que a reportagem da Veja apresenta a mais nova febre da rede mundial, que já atraiu mais de 5,4 milhões de usuários “habitantes”, dos quais os brasileiros já perfazerm 216 mil, ocupando a 7ª posição no ranking das “nações”.
A idéia é simples e genial: um misto de jogo e site de relacionamento, no qual circulam bonequinhos “avatares” – da tradição hindu, que significa “encarnação” – que vão costruindo um mundo próprio com ambientes próprios, moeda própria - “o linden dólar” - ... enfim, um novo mundo!
Segundo a psicóloga Liana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP, “quando planeja seu personagem, a pessoa tem a ilusão de conquistar o que jamais teria na vida real, a custo muito menor”.
Aí está o resumo do Second Life: ilusão com pouco custo!
Abstrair-se da realidade e desenvolver o chamado “pensamento mágico” é característica humana, sem a qual seria impossível viver, porém o Second Life importa dois elementos interessates e perigosos: a auto-suficiência do poder ilimitado e a fantasia sem custo real.
Na vida real o limite imposto é extremamente salutar e sua ausência é o que provoca de sociopatas a megalomaníacos.
Na vida real o custo embutido em relacionamentos e no consumo de bens e serviços é justamente o que permite a convivência saudável e dolorosa com frustrações e decepções que alicerçam o caráter e a ética.
É uma proposta perfeitinha, mas ordinária.
A proposta cristã não é criar uma segunda vida, mas recriar a vida real em que já vivemos. Não é fazer de novo, é refazer. É exatamente isto que Paulo tem em mente ao afirmar que “se alguém está em Cristo – isto é, sob o senhorio de Jesus – nova criatura é; as coisas velhas já passaram e tudo se faz novo”.
A proposta é uma mudança de dentro para fora, a fim de ser vivenciada no mundo real, mesmo que as coisas externas ainda permaneçam como estão.
Não descarte sua vida como se nada pudesse extrair de bom dela. Permita que o evangelho seja o fator de mudança da sua vida e ela passará a valer a pena ser vivida, mesmo que não seja tão “pefeitinha” como no Sec ond Life.
Com carinho,
Pastor Robinson

3 comments:

fgmonteiro said...

Seria tao bom se tudo fosse perfeito. Mas a verdade e bem diferente e eh ela que nos faz lembrar de que perfeito so Deus.
" If you think you are perfect, try, next time walking on the water".
Frase de parachoque que vi um dia desses por aqui.

Mythus said...

Acabaram com o limbo e criaram um outro virtual.

E eu que não consigo lidar com os problemas de uma única vida, que dirá de duas?

Pena que não tem reboot ou reset.

Robinson said...

A grande sacada do Second Life é dar ao usuário a ilusão de auto-suficiência e poder ilimitado e tudo isto, sem esforço, espera, frustração... enfim, as coisas que temos na vida real.
É como se fosse uma "reencarnação" sem carma! Não é à toa que você se torna um "avatar".