Monday, March 19, 2007

O Senso da Surpresa

Dizem que o homem não pode jamair perder o senso de indignação diante da injustiça, da crueldade, da desumanidade, mas há um outro "senso" que também não se pode perder: o senso da surpresa!
É preciso se surpreender com os macroacontecimentos do cosmos e também com os microeventos da interioridade. Com sóis que explodem e com girassóis que se abrem.
É preciso se surpreender com o que já deveria ser natural para que não se torne trivialidade e também com o inesperado para que não se torne uma raridade despercebida. Com o ar que se inspira e com poemas que se expira.
É preciso se surpreender positivamente com aquilo que se supõe incapaz de bondade e também negativamente com a maldade sutilmente escondida na pele da bondade. Com a mão suplicante do excluído e com o gesto possuidor do rico.
É preciso se surpreender com a doçura de gestos pequenos e também com a acidez da omissão. Com a oferta da viúva pobre e com as costas voltadas para a miséria alheia.
É preciso se surpreender com o reflexo de luz nas noites da mente humana e também com a negritude sombreando neóns de consumo. Com a perversão da sanidade e com o resto de sanidade na perversão.
Enfim, é preciso não parar de se surpreender, porque no dia em que a vida não tiver mais surpresas a caprichosamente ocultar, também não haverá a alegria do revelar.
Eu penso que no dia em que Felipe de Betsaida surpreende Natanael apresentando Jesus como o Messias e este duvidou de que algo bom pudesse vir de Nazaré, surgiu a oportunidade de conhecer a maior surpresa de todas: O Deus feito homem! "Venha e veja por si mesmo", foi o convite de Filipe.
No dia de hoje talvez haja muitas surpresas preparadas para você. Em todas elas haverá algo bom para se extrair, uma lição a aprender, um desafio a encarar... mesmo naquelas das mais desagradáveis e difíceis.
Não perca o senso da surpresa. Vá e veja por si mesmo!
(O conteúdo das mensagens Falando de Vida é protegido pelas leis brasileiras e internacionais dos direitos autorais. O uso, não autorizado pelo autor, acarretará em ações legais e possíveis sanções. A autorização, para o uso total ou parcial, pode ser obtida mediante solicitação por escrito enviada ao autor.)


No comments: