Thursday, March 08, 2007

Eu não disse!!??


No penúltimo post falei do caminho cultural hegemônico da mulher sobre o homem e depois de ler fiquei pensando se não havia exagerado nas tintas.
Mas, eis que me deparo com essa "pérola" que transcrevo a seguir e então, não resta dúvida: tá dominado, tá tudo dominado!
E ainda tinha gente que pensava que elas só queriam mesmos salários, direito de abortar e de trair...

Sexos em rota de colisão “Homens são um luxo, como sorvetes”, declara Maureen Dowd, a temida colunista do NYT, em entrevista exclusiva para o Portal Estadão. Mas você viveria sem sorvete?
Lola Felix

SÃO PAULO - Você viveria sem sorvete? E sem chocolate? Talvez seja exatamente esse o valor do sexo masculino para as mulheres das próximas décadas. Alguns machos, é claro, valem menos do que um picolé de fruta bem aguado, mas a colunista de política Maureen Dowd, do New York Times, acha que os homens são necessários, embora seu livro ‘Os homens são necessários? Quando os sexos entram em choque’ (Nova Fronteira, R$ 32) pareça dizer o contrário muitas vezes.

Vencedora do prêmio Pulitzer, bonita, influente (é a única mulher a escrever uma coluna semanal na página de opinião do jornal), Dowd passa boa parte das 268 páginas tentando encontrar justificativas para a existência do sexo masculino. Fala de ciência ao retratar o suposto ocaso do cromossomo Y, dos avanços dermatológicos que transformam a mulher em uma Barbie indesejável e até do seu azar no amor – Dowd tem certeza de que, se não tivesse todo o sucesso profissional que tem, a história seria bem diferente.

O que a mulher quer do homem?
Minha mãe, que amava os homens, costumava dizer, brincando, que a mulher precisava deles para “procriar e carregar peso”. No século 21, a mulher já não precisa do homem para a reprodução e para pagar as contas, se manter financeiramente, sustentar a casa. Durante as longas e sombrias eras de patriarcado absoluto, a mulher aceitou trocar beleza e sexo por riqueza e status. Hoje, a mulher pode conquistar riqueza e status por conta própria. Como disse a brilhante Nathalie Angier, que escreve sobre biologia para o New York Times, “a fêmea primata tem dois objetivos. Controlar a reprodução e ter acesso a recursos”.

Como o homem encara isso?
Como uma ameaça. Quando lê sobre a decadência do cromossomo Y e sobre butiques de clonagem e congelamento de óvulos o homem fica com medo de se tornar irrelevante. Acho, porém, que a coisa toda é positiva para o homem. Até podemos não precisar mais dele, mas queremos o homem – e não só como fornecedor de espermas, como teme Norman Mailer. O homem não é uma necessidade científica, nem financeira. É um artigo de luxo, como um sorvete. E isso vai apimentar ainda mais a dança dos sexos. Como disse o geneticista britânico Steve Jones, a ciência jamais desbancará o desejo. As pessoas só procuram o tubo de ensaio quando a cama de casal não funciona. Não conheço ninguém que vá primeiro ao laboratório. As pessoas continuam fazendo sexo porque é gostoso.

Por que a mulher não reclamava tanto do homem no tempo das nossas avós?
Acho que as mulheres sempre reclamaram dos homens, mesmo de maneira mais discreta. Uma pessoa totalmente dependente pode se tornar rancorosa – porque, se é infeliz, não tem como escapar. Quem banca a própria vida tem a liberdade de sair fora da relação a qualquer momento.

Quem a mulher quer agradar ao cuidar tanto da própria aparência? O homem ou outras mulheres?
Diria que ambos. Agora que a mulher tem todo um aparato dermatológico para ficar parecida com uma Barbie, muitas querem usá-lo para atrair o sexo oposto, ainda que isso crie uma "seleção nada natural", já que o homem não sabe mais qual a idade da mulher, ou que genes ela realmente traz. Pat Wexler, dermatologista de ricos e famosos em Nova York (e que sempre está sugando ou injetando gordura), diz que “no frigir dos ovos, a mulher não faz isso tudo só para o homem, mas para ela mesma. Estamos realizando a fantasia da boneca Barbie com a qual brincávamos quando meninas. Tem a ver com nossa autoestima”. O irônico é que segundo alguns editores de revistas masculinas como a Maxim, parte dos leitores está frustrado com a transformação das namoradas em deusas do sexo. Segundo me explicou um editor, a Pamela Anderson devia ser aquela fantasia proibida, não a mulher de carne e osso em casa.

Como seria o homem perfeito para a mulher de hoje?
O homem perfeito é confiante e tem um ótimo senso de humor. Assim, pode rir com você dessa zorra dos sexos em vez de se sentir ameaçado ou levar a coisa a sério demais.

A mulher precisa imitar o homem para vencer?
Não. Foi aí que o feminismo errou, lá atrás – quando a mulher tentou imitar o homem em tudo, da roupa ao trabalho, passando pelo sexo. Depois de uma década se vestindo como um zagueiro e acatando a máxima de Gloria Steinem de que “A mulher precisa do homem assim como o peixe precisa da bicicleta”, muitas mulheres se deram conta de que queriam ser femininas e moldar o mundo segundo seus desejos, ainda que isso significasse gostar de coisas criticadas pelas feministas como fúteis – salto alto, lingerie, revistas de noivas.
O editor do nosso website disse que os homens são necessários para admirar mulheres como a senhora. Seria uma boa razão para a existência masculina, ou só um elogio?
Definitivamente um elogio e uma boa razão para a existência masculina!
Mas a mulher pode desejar os mesmos direitos do homem e a beleza ao mesmo tempo?
Não só pode, como deve. Imaginar que não poderia é uma idéia do século passado.

Para encerrar, o homem é necessário?
Embora ao ler o título do livro os homens já saiam achando que a resposta é não, é claro que é sim. Mesmo que seja para diversão!

No comments: