Sunday, December 31, 2006

Otimismo versus Esperança

Mensagem de fim de ano diferente e criativa não é fácil. Mesmo aquelas que tentam ser inovadoras, acabam chegando ao final com o tradicional "bom ano novo" etc e tal.

Mas, há motivos para ser otimista diante de um 2007 que se avizinha? Sinceramente, creio que não!

Não quero ser profeta do caos, porém não há nenhum sinal de melhoria no horizonte da humanidade. Os avanços que tem havido, especialmente tecnologicos, contrastam com os mesmos problemas crônicos que nos fazem parecer com a pré-história mesmo vivendo no século 21.

A lista seria interminável... incluiria Darfur, Somália - de novo! - a intransigência islâmica crescente, a mesquinhez dos primos Israelenses e árabes, a hipocrisia dos países ricos e a corrupção dos países pobres - e vice-versa - a insensatez do desenvolvimento à custa do equilíbrio do planeta, a relativização de princípios éticos básicos, a onda avassaladora do secularismo... e por aí vai.

No reino do lulanático falar de violência chega a ser simploriamente irritante, tal é o lugar-comum de ônibus incendiados, ataques ao cidadão de bem, inversão de papéis da polícia e do bandido, além da fome de ética política e de respeito aos valores familiares nos meios de comunicação.

Enfim, não dá para ser otimista! Só dá para ter esperança! Ué! Mas, não são a mesma coisa? Não, não são!

Otimismo que vem de ótimo, isto é, "o que há de melhor" existe quando na leitura que se faz das perspectivas futuras encontra-se indícios de que o pior vai se tornar ruim, o ruim bom e o bom ótimo. Dá para ser otimista? Não, não dá!

Esperança que vem de espera, isto é, "antecipar algo que se deseja" existe quando fomentado pela fé em alguma promessa ou garantia deseja-se e por conseguinte, esperar pela concretização do desejo. Dá para ser esperançoso? Sim, dá!

A minha esperança é que Deus cumpra suas promessas contidas na Sua Palavra de não apenas transformar vidas - que Ele já tem feito - mas também de restaurar sua Criação, o Cosmos.

Por isso, desejo que 2007 seja um ano de transformação da sua vida que me lê e de restauração do que Deus criou para manifestar a sua glória, especialmente o ser humano feito à sua semelhança.

Com carinho,

Robinson

6 comments:

fgmonteiro said...

Muito bem colocado, porem, sera que vale a pena ter esperanca? E impressao minha ou cada ano que passa o mundo ta piorando?
Isso me lembra o discurso usado no video "sunscreen"...
Porem quero ter a esperanca que Deus apesar de mim, continuara a abencoar nossas vidas.
Feliz Ano Novo

Kaká said...

Robisnon, Essa mensagem veio diretamente de Deus para minha vida. Deus continue te abençoando.

Robinson said...

Essa é justamente a diferenciação que quis fazer: uma coisa é ser otimista, outra é ter esperança.
Não dá para ser otimista, porque a leitura dos fatos e acontecimentos demonstram que a situação não vai melhorar, porque não tem melhorado e quando alguém continua fazendo o que sempre fêz, continuará obtendo os resultados que sempre obteve.
Mas, a esperança que é filha da crença ou da fé, como queira traz um elemento de transcedência para a questão. Eu tenho esperança por causa do caráter de Deus e de suas promessas, que são imutáveis. Não por causa de mim, nem de ninguém, mas por causa dele. Dê uma olhadinha no Salmo 146.

Robinson said...

Bem aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus.
Salmo 146:5
Deus abençoe seu 2007, Kaká.
Robinson

Rivanildo Segundo Guedes said...

Olá Robinson, gostei muito do seu texto! Achei bem original e atual. Boa reflexão.
Se você puder depois dê passadinha no meu Blog: cristianismoemreflexao.blogspot.com

God Bless You!
Pr. Rivanildo Segundo. San Francisco - CA

Robinson said...

Grande Segundo!
Que bom receber seu comentário. Vou dar uma passada no seu blog, meu irmão.
Um abraço,
Robinson