Wednesday, November 01, 2006

FÉ DÁ MUITO DINHEIRO!


O "New York Times" de hoje noticia que Hollywood acordou de vez para o sucesso de filmes com mensagens religiosas, como "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson, e lança uma leva de produções para atingir principalmente o público cristão nos EUA.

Nos últimos meses, cinco filmes ligados à fé entraram em cartaz nos cinemas americanos, incluindo "One Night with the King", adaptação de passagem do Velho Testamento, com Peter O'Toole e Omar Sharif. Até o final do primeiro semestre de 2007, outros cinco filmes religiosos serão lançados _a aposta da New Line Cinema para este Natal é um filme sobre o nascimento de Jesus, para o qual os atores se prepararam em acampamentos que recriavam as condições de vida da época.

A onda religiosa é reforçada pela FoxFaith, braço criado pela Fox inicialmente para venda de produtos cristãos e vídeos para igrejas. Agora, a nova empresa lançou seu primeiro filme nos cinemas americanos.

Esses investimentos indicam a redescoberta por Hollywood de um filão que já explorou entre os anos 30 e 60, com seus grandes épicos religiosos, para atender à crescente demanda do público cristão americano, insatisfeito com a conteúdo "excessivamente libidinoso" da indústria atual. Um símbolo recente dessa carência foi "A Marcha dos Pinguins". A direita cristã da Bushlândia viu o documentário francês sobre os bichinhos da Antártida como uma parábola da criação divina e lotou os cinemas em 2005.

A notícia me fez lembrar o que disse Paulo ao analisar as motivações de alguns pregadores do Evangelho: "uns proclamam por porfia, outros por ambição...o que importa é que este Evangelho seja proclamado".

Que fé dá dinheiro isto ninguém duvida, mas se este dinheiro é manchado com motivações nem tão puras assim...

No comments: