Tuesday, October 31, 2006

REFORMA OU HALOWEEN?



O dia 31 de outubro curiosamente confronta duas datas: a que se comemora o dia da Reforma Protestante do século XVI e o haloween ou dia das bruxas.

Tão antagônicas na sua essência como na sua popularidade as datas têm curvas diametralmente opostas. À medida que a história deixa para trás a inestimável contribuição que o movimento reformista trouxe para o mundo moderno - você imagina gente sendo queimada na fogueira hoje só por pensar diferente da igreja católica? - o dia das bruxas tem se tornado não apenas uma data muito importante nos países de onde se originou, mas até em países como o Brasil que não tem nenhum traço cultural de identificação com a data.

Infelizmente, grande parte da responsabilidade deste "esquecimento" da reforma tem a ver com a perda de identidade das igrejas protestantes que se renderam à onda "gospel" e hoje são muito pouco verdadeiramente protestantes.

Porém, há também todo um interesse comercial a serviço do ocultismo em divulgar o dia das bruxas. Fatura-se muito financeiramente e ao mesmo tempo, ocupa-se um espaço cada vez maior no mercado religioso.

No comments: