
Numa cultura que supervaloriza o sucesso, a fama, o desempenho parece não haver escapatória: você tem que ser o melhor seja no que for!
Eu me lembro que em Doctor Phillip High School em Orlando, Florida o lema é “Never less than the best”, isto é nunca menos do que o melhor.
Se isto sinaliza aspiração ou ambição só há uma forma de saber e é perguntando onde Deus se encaixa nesta equação.
Para Calvino, “aqueles que se entregam à influência da ambição irão em breve perderem-se num labirinto de perplexidade”.
Para Eugene Peterson “ambição é aspiração enlouquecida, enquanto aspiração é criativa energia canalizada que nos move para o crescimento em Cristo e estabelece alvos no Espírito”.
Talvez seja isto que os teólogos de Westminster quiseram dizer quando se perguntaram “Qual é o fim principal do homem?” e responderam: “O fim principal do homem é conhecer Deus e ter nele todo o seu prazer”.
Neste sentido, fica mais claro entender Paulo de Tarso dizendo: “Eu corro na direção do prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus” (Filipense 3:14). Havia forte aspiração e nenhuma ambição.
Contudo, na vida prática do dia-a-dia como escolher aspiração no lugar da ambição? Creio que algumas atitudes.
O Salmo 131 diz: “Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim”.
Isto não é mediocridade! Isto é humilde aspiração! Significa decidir por valores e propósitos diferentes do que a cultura dominante nos seduz a ter. Significa desejar mais Deus do que a si mesmo, por exemplo.
Também significa uma confiança como de uma criança e não uma neurótica dependência do reconhecimento, de aprovação, de valor, de resultados, conforme o Salmo continua: “Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para contigo”.
Espero que neste dia, o Senhor guie suas aspirações saudáveis e lhe livre de suas ambições doentias.
Com carinho,
Pastor Robinson
No comments:
Post a Comment