Wednesday, July 04, 2007

Das Aspirações e Ambições

Aspiração e ambição são dois lados de uma mesma moeda, mas neste caso, de valores bem diferentes.

Numa cultura que supervaloriza o sucesso, a fama, o desempenho parece não haver escapatória: você tem que ser o melhor seja no que for!

Eu me lembro que em Doctor Phillip High School em Orlando, Florida o lema é “Never less than the best”, isto é nunca menos do que o melhor.

Se isto sinaliza aspiração ou ambição só há uma forma de saber e é perguntando onde Deus se encaixa nesta equação.

Para Calvino, “aqueles que se entregam à influência da ambição irão em breve perderem-se num labirinto de perplexidade”.

Para Eugene Peterson “ambição é aspiração enlouquecida, enquanto aspiração é criativa energia canalizada que nos move para o crescimento em Cristo e estabelece alvos no Espírito”.

Talvez seja isto que os teólogos de Westminster quiseram dizer quando se perguntaram “Qual é o fim principal do homem?” e responderam: “O fim principal do homem é conhecer Deus e ter nele todo o seu prazer”.

Neste sentido, fica mais claro entender Paulo de Tarso dizendo: “Eu corro na direção do prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus” (Filipense 3:14). Havia forte aspiração e nenhuma ambição.

Contudo, na vida prática do dia-a-dia como escolher aspiração no lugar da ambição? Creio que algumas atitudes.

O Salmo 131 diz: “Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim”.

Isto não é mediocridade! Isto é humilde aspiração! Significa decidir por valores e propósitos diferentes do que a cultura dominante nos seduz a ter. Significa desejar mais Deus do que a si mesmo, por exemplo.

Também significa uma confiança como de uma criança e não uma neurótica dependência do reconhecimento, de aprovação, de valor, de resultados, conforme o Salmo continua: “Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para contigo”.

Espero que neste dia, o Senhor guie suas aspirações saudáveis e lhe livre de suas ambições doentias.

Com carinho,
Pastor Robinson

No comments: