Friday, June 15, 2007

Veni, vidi, vici (Vim, vi e venci!)

Recentemente, escrevi uma pequena reflexão por ocasião da formatura de Psicologia da UFPB 2006.2.


Esta foi a célebre frase que Julius Caesar proferiu na sua vitoriosa campanha na África. Vinte séculos se passaram, o império dos Césares é história, mas ainda hoje é natural dos momentos de vitória que a celebração cantada em verso ou prosa seja sempre na primeira pessoal do singular.

Todavia, a quem realmente pertence a vitória que comemoramos?

Indubitavelmente, a cada um de formandos, pois foram deles as noites mal dormidas, as horas sentados em classe, em pesquisa, em atendimento etc.

Mas, todo este investimento foi antecedido por muito esforço daqueles que depositaram neles não apenas conhecimento, mas também encorajamento, sacrifícios pessoais e muita sabedoria de vida, daquele tipo que nem mesmo a academia ensina.

Vista numa perspectiva mais ampla ainda, é uma vitória desse gênero humano tão capaz de proezas e de superação dos seus limites. Este ser humano que a nós tanto desafia convidando ao estudo deslumbrado de suas potencialidades.

Acima de tudo e para que não se cometa a maior das tolices e a mais arrogante das ingratidões: a vitória pertence ao Criador!

É dEle toda a honra, toda a glória e todo o louvor por dar a saúde e a capacidade intelectual e emocional de chegar até aqui.

Este ponto de chegada e de partida onde eles se encontram é mais uma daquelas encruzilhadas da vida, pontilhada de muitas incertezas e mil opções.

Lembrem-se apenas que se Ele ajudou até agora certamente continuará comprometido em guiar sua vida profissional, se tão somente se dispuserem a conjugar estes verbos no plural, pois se Deus é por nós, quem será contra nós?

Com carinho,
Robinson.

No comments: