Thursday, June 28, 2007

Para Meditar

Meditação Diária - 28 de junho de 2007.

Olá, bom dia! Espero que seu dia seja cheio de Deus e das bênçãos que Ele reservou para você, amém!? Vamos orar a Deus e pedir-lhe sabedoria para entender a Palavra dEle, ok?
Vamos meditar na Palavra de Deus em busca de mais um aspecto da transfiguração. Talvez precisemos esclarecer algo que tem sido deturpado ao longo dos tempos sobre esta passagem. Alguns afirmam que o aparecimento de Moisés e Elias provam que eles reencarnaram e que a comunicação com mortos é possível e aprovada pelo próprio Jesus.
Eu não quero entrar em polêmicas religiosas porque este espaço devocional não tem este propósito. Mas é preciso restabelecer a verdade, ok? Por isso, leia comigo o texto inteiro desta passagem até o verso 13, ok?
Primeiramente, Elias não morreu, logo não poderia ter reencarnado. É verdade que Moisés morreu, mas isto não prova nada, conforme os pontos a seguir.
Segundo, em nenhum momento Moisés e Elias dirigem a palavra aos discípulos ou estes falam conversam com estes dois personagens do Antigo Testamento.
Terceiro, ao descer do monte (v.9-13), os próprios discípulos buscam esclarecimento sobre a que Elias os mestres da lei se referiam quando afirmavam que teria que vir antes do Messias (v.10). Jesus é enfático dizendo que Elias já veio e os discípulos claramente entendem que Ele se referia a João Batista. A questão é: João Batista é a reencarnação de Elias.
Não, não é! Primeiramente, se fosse como é que Elias apareceria aqui depois de já ter se reencarnado em João Batista? Segundo, o profeta Malaquias (4:5) já afirmava que Deus enviaria “Elias” antes do dia do Senhor, mas quando a gente lê passagens como Lucas 1:17 a gente concluir que João Batista era semelhante a Elias no tipo de ministério que tinha tido o profeta e como tal, anunciava a vinda do Messias. O próprio João afirmou que não era Elias.
Que significado, então, tem o aparecimento de Moisés e Elias junto com Jesus? Que a lei – Moisés – e os profetas – Elias – convergiam para a revelação da graça de Jesus, exatamente como diz em João 1:17 – “a lei foi dada pro intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”.
Que lição podemos aprender de tudo isto? Que um conhecimento superficial ou contaminado por pré-concepcões mal orientadas pode nos afastar da verdade de Deus e aí eu reforço a necessidade que todos temos de estudar a Palavra de Deus, tanto pessoalmente como em comunidade.
Pense um pouco o quanto você perde por não acompanhar os estudos das 5as feiras e da Escola Bíblica do domingo de manhã. Espero em Deus que lhe abençoe com o discernimento que é preciso conhecer Deus e a sua Palavra cada vez mais.

O conteúdo das mensagens Meditações Diárias é protegido pelas leis brasileiras e internacionais dos direitos autorais. O uso, não autorizado pelo autor, acarretará em ações legais e possíveis sanções. A autorização, para o uso total ou parcial, pode ser obtida mediante solicitação por escrito enviada ao autor.

No comments: