Friday, May 25, 2007

Para Meditar

6ª feira – 25 de maio de 2007
Bom dia! Parece que foi ontem que começamos a falar de comunicação nestas Meditações Diárias! É que quando o assunto é bom e importante, o tempo nem parece passar. Bom e importante, mas certamente desafiador e doloroso, porque implica em mudança.
Bem, a única coisa que não gostaria de mudar é a ordem deste momento. Por isso, vamos começar orando ao Senhor? Então vamos! Você ora daí e eu oro daqui e o Deus Onipresente nos abençoará a ambos. Eu quero começar agradecendo por tudo que Deus é e tem feito por mim, pela minha família, pelas famílias da nossa comunidade. Você deve ter também motivos para agradecer... então, agradeça!
Vamos dar mais uma olhadinha na Palavra de Deus no que diz sobre comunicação, especialmente num aspecto já bastante conhecido de todos: a comunicação não-verbal. Você já ouviu falar que não se comunica apenas quando se fala, não é? Ontem mesmo, falamos do ouvir como uma forma de comunicar atenção, respeito, compreensão etc.
Pois bem, vamos ler a Bíblia em alguns versículos espalhados. Veja em Provérbios 15:13 que diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate” e em Eclesiastes 8:1 “A sabedoria do homem faz reluzir o seu rosto, e muda-se a dureza da sua face”. O que estes textos parecem nos ensinar que é o nosso rosto também comunica! E não apenas o nosso rosto, mas todo o nosso corpo! É o que chamam de linguagem corporal.
Embora muitos exagerem esta verdade e tornando-a em quase uma ciência de adivinhação, o fato é que a testa enrugada, os olhos bem abertos, as mãos fechadas, os ombros caídos e outros sinais corporais também comunicam como palavras, suspiros etc.
Onde é que isto é mais percebido? Adivinha! No meio familiar, porque as pessoas são as que mais nos conhecem. Eu conheço o humor de minha mulher e dos meus filhos até pelo jeito que andam na casa e suspeito que eles percebem até pela maneira que abro a porta quando chego em casa.
O que acontece, então? Toda uma comunicação se estabelece, antes mesmo que uma só palavra seja dita! E quando as palavras são ditas já chegam atrasadas, porque o clima já foi estabelecido muito antes.
Não é fácil perceber isto, mas o segredo está mais embaixo. Lembra de Mateus 12:34: “a boca fala do que o coração está cheio”? Então? Não dá para amordaçar a boca sempre, mas dá para pedir a sondagem e a purificação do nosso coração, de onde saem palavras e também gestos!
Veja aí o que normalmente você carrega no coração depois de um dia cheio de lutas, atividades, frustrações, chateações... para descarregar no primeiro “coitado” que lhe abrir a porta ao chegar em casa!
Veja você também que passa o dia todo lidando com questões domésticas – comida, filhos, casa... – que deixariam qualquer um maluco da vida, e então tem que receber de braços abertos e largo sorriso quem vai chegando da escola, do trabalho.
E quando as duas coisas estão juntas – como é o caso da maioria das mulheres com suas duplas e triplas jornadas de trabalho – aí é que é dureza!
Portanto, antes de falar, suspirar, endurecer o olhar, franzir a testa... esvazie o coração e deixe do lado de fora o que pertence ao exterior do seu ambiente familiar que é sagrado. E se é justamente neste ambiente “sagrado” que a barra pesa, então dê uma saidinha, caminhe um pouco, gaste as energias pesadas dos problemas e das frustrações em algo físico e só depois disponha-se a interagir com as pessoas que você mais ama.
Eu oro para que Deus lhe ajude a lidar com isto em nome de Jesus. Amém. Até amanhã!

1 comment:

Heliane said...

Robinson.
Orei contigo e pedi a Deus que proteja o nosso andar, o nosso falar, o nosso agir.
Abraços fraternos,
Heliane