Thursday, May 24, 2007

Para Meditar

5ª feira – 24 de maio de 2007.

E aí, pronto prá ouvir? Ish! Nem me lembrei! Bom dia, antes de tudo, com a graça do Senhor! Mas, voltando ao ouvir, hoje é dia de ouvir... ouvir Deus... ouvir seu próprio coração... ouvir sua família...
Vamos orar: “Senhor, não é fácil ouvir! Preferimos falar porque achamos que temos sempre razão, que o que temos a dizer é mais importante... Perdoa-nos e dá-nos ouvidos atentos e corações abertos. Em nome de Jesus. Amém!”.
Ok! Vamos então “ouvir” a Palavra. Abra, por gentileza, em Tiago 1:19: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Creio que este versículo inspirou o ditado que diz que “temos dois ouvidos e uma boca só para ouvirmos mais do que falamos”!
A idéia de ouvir sempre é de passividade, não é verdade? Parece que somos um depósito da fala do outro. Nada mais tolo! Ouvir é atividade. Não é apenas escutar, identificar um som, saber de onde vem, o que é dito.... Ouvir é imergir no ser do outro, na fala, nos sentimentos, nas virgulas, nas entrelinhas do que fala.
Ouvir é esvaziar-se de respostas prontas e fáceis. De contra-argumentos. De fatos. Ouvir é compreender, empatizar com o outro, sentir a dor, a alegria, o desânimo, a duvida do outro. Ouvir é comunicar!
Não é horrível conversar com alguém que não nos olha, que passa a impressão que está pensando em outra coisa, que, franzindo a testa, parece não nos entender ou pior, não querer nos entender? Pois é, quando fazemos assim não estamos “prontos” para ouvir, isto é, não estamos interessados, nem dispostos a ouvir.
Quando se ouve com esta prontidão, então logo nos tornamos tardios para falar, isto é, não nos precipitamos em emitir opiniões, estabelecer juízos etc. O diálogo flui. A comunicação se estabelece.
Será que o problema que você tem vivido nas suas relações familiares não está no fato de que todo mundo quer falar e ninguém quer ouvir? Alguém precisa tomar a decisão de ouvir mais do que falar, revertendo o ciclo de não-comunicação!
Você está disposto a ser esta pessoa? A ouvir mais e falar menos? A se esforçar para compreender o outro. Espero que sim. E espero que comece hoje! Primeiramente, desarme-se do que já foi falado e ouvido. Zere o contador e de uma chance aos outros e a si mesmo. Recomece os relacionamentos com uma atitude menos defensiva, mais vulnerável.
Espero em Deus que Ele lhe dê toda sabedoria do mundo e disposição para pacientemente esperar os frutos deste novo posicionamento de ouvir mais e falar menos.
Atá amanhã, se Deus quiser!

No comments: