Wednesday, May 23, 2007

Para Meditar

4ª feira – 23 de maio de 2007.
Bom dia! E aí, vamos conversar mais um pouco sobre comunicação? Espero que esteja disposto, porque cada vez que trato mais desse assunto, mais desafiado sou em me aperfeiçoar. E você?
Vamos começar com Ele. “Senhor Deus e Pai, muito obrigado mesmo pelo tema das meditações desta semana. Como precisamos melhorar neste aspecto, Senhor! Ensina-nos, orienta-nos e guia-nos na direção do aperfeiçoamento, especialmente para a paz e harmonia do nosso lar. Em nome de Jesus. Amem!”
Vamos à Palavra! Abra aí em Romanos 15:14, que diz assim: “E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.”
Quero ser honesto! Este texto não fala de relacionamentos familiares, mas da admoestação que Paulo estava fazendo à igreja em Roma e que, segundo ele, poderia ser refletida pela prática dos irmãos se admoestarem-se uns aos outros. Eita que redundância, hem!? Enfim, Paulo entendia que aquilo que dizia, os próprios irmãos em Roma poderiam fazer uns com os outros.Mas, o que vale aqui para nós é que Paulo entende que a admoestação precisa ser praticada por pessoas possuídas de bondade e de conhecimento, que as habilita a admoestar. Você sabe o que é admoestar? Segundo o dicionário, admoestar é “advertir, aconselhar, avisar, repreender levemente”. Exatamente aquelas coisas que a gente mais precisa fazer uns com os outros em família, se quisermos ser honestos, sinceros e autênticos nos nossos relacionamentos.
Porém, é preciso que antes de falar para os outros, de advertir, de repreender..., a gente sonde o próprio coração para verificar a nossa motivação e a nossa intenção. Elas são bondosas realmente? Você está falando porque realmente quer o bem da pessoa, ou apenas para provar que está certo? Você realmente pensou sobre a melhor forma de dizer a coisa difícil que precisa ser dita? Você quer ganhar a pessoa ou ganhar a discussão?
Enfim, teste sua motivação e sua intenção sempre. Se não forem as melhores, então convém se preparar melhor, pedir ajuda ao Espírito Santo para que purifique seu coração e escolha um momento melhor.
Além disso, Paulo também fala de conhecimento, isto é, de saber todos os lados da questão, antes de emitir um juízo, uma opinião e entrar numa discussão sem procurar saber o ponto de vista do outro. Isto é tão tolo quanto falar de algo que não se conhece, dando a impressão de arrogância e petulância.
Isto nos leva a pensar sobre o valor do ouvir antes de falar, mas isto é assunto para amanhã, ok. Deus lhe abençoe e nos “vemos” amanhã. Enquanto isto, seja bondoso nas suas admoestações e observações aos outros membros da família.

No comments: