Thursday, May 10, 2007

Para Meditar

Meditação Diária - 10 de maio de 2007.

Bom dia! Seja bem-vindo(a) a mais uma meditação diária! Que o Deus de toda graça esteja olhando agora para você com um olhar de todo contentamento e prazer por poder encontrar-se com você!
Eis, o mundo não é um mar de rosas e todos nós sabemos disto. Parece mais com um campo de batalha, não é não? Então, como toda batalha, a gente tem inimigos e a família, então, aí é que tem mesmo.
Principalmente, porque não há nada mais importante na terra, além do próprio ser humano, do que a família que Deus criou para que no seio dela o homem se desenvolva. Família é criação de Deus, pode crer aí viu?
Não é à toa que o Salmo 127 termina com uma possibilidade mais do que real: a de que, em algum tempo, haja inimigos para enfrentar à porta.
Mas, antes de falar disto, vamos orar porque o assunto de hoje é mais do que crucial, ok? “Senhor Deus, nada mais verdadeiro do que tua presença em nossa vida. Porém, o teu inimigo é também o nosso inimigo e a família é o alvo principal dele. Ajuda-nos a entender bem esta verdade, enquanto meditamos na tua Palavra. Em nome de Jesus, amém!”.
Há vários inimigos batendo à porta da família: novos conceitos de famílias que estão fora do padrão divino, valores sutilmente corrosivos que invadem o lar pelos meios de comunicação e pelos relacionamentos externos que mantemos, o consumismo, o stress cotidiano... enfim, todos são inimigos da família.
O que fazer? Fortalecer a porta e isolar-se do mundo já foi tentado, mas agora há outros meios de entrada e isto é inútil. Aprender a conviver e assimilar as mudanças é o mais comum, porém envolve riscos e perigos de influências muito fortes.
Veja que o texto diz que a relação de pais e de filhos é o que enche a família de armas para combater. Nada pode destruir a família se os relacionamentos forem saudáveis e frutíferos!
É da relação conjugal plena e da relação parental sadia que a família retira forças para resistir, expulsar e vitoriar sobre o inimigos e seus parceiros.
Então, o desafio é fortalecer os relacionamentos, porque na hora da batalha é o que prevalece. E não há como fortalecer sem diálogo sincero, sem mutualidade de amor, carinho e respeito. É preciso investir mais do que exigir o investimento do outro.
Tudo bem que é legal ter um Mês da Família, mas é também sinal de que algo está ruim e piorando, pois família não é algo para se pensar, refletir e celebrar apenas durante 30 dias. É algo para a vida toda!
Então, páre aí e pense comigo: se algo é tão importante que tudo o que sou e serei depende da saúde desta relação, vale ou não mais do que eu tenho oferecido? Será que minhas preferências valem mais do que meu investimento na família? Será que meu Jornal Nacional é mais valioso do que um bate-papo com meu filho de 6 anos? Será que um tempo na piscina com minha filha vale menos do que aquele trabalho que trago para terminar em casa?
Eu sei que você tem que trabalhar para prover, tem que se preocupar com isto ou aquilo etc e tal, mas isto é o mais importante? Quando o inimigo bater à porta, será o seu contracheque ou sua geladeira cheia de mantimentos que você usará para fazê-lo bater em retirada?
Tenha um bom dia e que Deus lhe abençoe à porta do seu lar.

Meditações - Igreja Presbiteriana de Tambaú
O conteúdo das mensagens Meditações Diárias é protegido pelas leis brasileiras e internacionais dos direitos autorais. O uso, não autorizado pelo autor, acarretará em ações legais e possíveis sanções. A autorização, para o uso total ou parcial, pode ser obtida mediante solicitação por escrito enviada ao autor.

No comments: