Friday, April 06, 2007

Emoções e Estupidez

“Emoções descontroladas fazem gente inteligente parecer estúpida”
Daniel Golemanno livro “Trabalhando com Inteligência Emocional”


O trânsito na cidade onde moro – João Pessoa – em nada compara-se ao das grandes cidades do país, mas já tem sua dose proporcional de stress e problemas.
Recentemente, estava parado esperando o semáforo abrir quando fui “empurrado” por uma altissonante buzina que dizia na linguagem sonora para eu sair do meio. Detalhe: o sinal estava claramente vermelho e assim permaneceu ainda por alguns segundos, enquanto a buzina continuava me ensurdecendo.
Naquele momento, o meu ímpeto foi sair do carro, dirigir-me a quem disparara a buzina e tomar satisfações de tamanha falta de educação. Detalhe: eu já fiz isto antes e o máximo que consegui foi falar o que queria e ouvir o que não queria.
O que me impediu foi a lembrança da notícia que assisti no telejornal da noite anterior, descrevendo uma situação semelhante, cujo resultado foi um motorista e o acompanhante feridos e duas crianças mortas no banco de trás pelos tiros disparados.
Eu não sei de quem foi a maior estupidez naquele incidente: daquele que foi tirar satisfações ou do que respondeu à bala, mas a verdade é que algo escrito pelo rei Salomão, há pelo menos três mil anos atrás, continua mais atual do que o jornal de amanhã.
O texto diz: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Hoje, não seja apenas inteligente, seja sábio e não deixe que suas emoções tomem controle da sua vida. Longa vida aos mansos, a quem pertence a terra!
Com carinho,
Pastor Robinson

(ATENÇÃO: Esta mensagem não é considerada SPAM, de acordo com as normas internacionais vigentes, pois o remetente está identificado, o conteúdo está claramente descrito e a opção de exclusão da distribuição está explicada.)

No comments: