Thursday, March 15, 2007

O medo é contagioso

"Pesquisa revela que fobias surgem também da observação do medo alheio. Efeito pode ter sido uma adaptação para a vida em sociedade.
Segundo psicólogos dos Estados Unidos, as fobias surgidas da observação do medo dos outros são formadas da mesma maneira que aquelas obtidas a partir da experiência própria. A equipe da Universidade de Nova York, liderada por Elizabeth Phelps foi a primeira a estudar o cérebro durante a aquisição de um medo indiretamente.

“Durante nosso cotidiano somos freqüentemente expostos a imagens vívidas de outros em situações emocionais, tanto por interações sociais pessoais quanto por meio da mídia,” explica a pesquisadora. “Nossos resultados mostram que quando as emoções alheias são acompanhadas por expressões vívidas e vistas como relevantes para nosso bem estar futuro, nós acionamos mecanismos de aprendizagem”, diz ela.

O grupo mostrou um vídeo de pessoas levando choques a um grupo de participantes. Antes de cada choque, um quadrado colorido aparecia nas imagens. Depois da apresentação, os cientistas mentiram e informaram os participantes que eles receberiam os mesmos choques. Com isso, bastava mostrar o quadrado para que eles apresentassem uma intensa reação de medo.
Segundo os psicólogos, a mesma região do cérebro que controla a aquisição de um medo a partir da experiência direta, a amígdala, está envolvida nas fobias surgidas indiretamente. É essa área que nos “ensina”, depois de colocarmos a mão no fogão, que o fogo é perigoso. A resposta da região, de acordo com os pesquisadores, foi igual tanto quando os participantes assistiam ao vídeo quanto quando eles viam o quadrado colorido que precedia os choques.

Segundo um dos demais pesquisadores que participaram do estudo, Andreas Olsson, da Universidade Columbia, o aprendizado do medo a partir da experiência alheia pode ter sido uma adaptação evolucionária de animais que vivem em sociedade. “Aprender a partir da observação da resposta emocional de outros é como explorar o conhecimento deles sem ficar exposto diretamente aos riscos do aprendizado direto”, diz ele. O trabalho está publicado na revista científica especializada “Social Cognitive and Affective Neuroscience (Scan)”.

Aproveito esta notícia para lhe convidar, se você mora em João Pessoa, a participar de aula-debate sobre o tema "Violência, Medo e Confiança em Deus" na Classe de Jovens da Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana de Tambaú, neste domingo 18 de março às 9:00.

Teremos a participação de pessoas que foram vítimas de sequestros-relâmpago e dicas de especialistas em segurança, além de uma exposição bíblica sobre a confiança no cuidado de Deus. Não perca.

No comments: