Monday, March 05, 2007

Até passarinho está ficando mafioso!!!


Por que outras espécies de passarinhos aceitam passivamente que o chupim deixe ovos em seus ninhos, e ainda criam os filhotes do parasita? Por que os hospedeiros não jogam os ovos estranhos para fora? A resposta, segundo uma pesquisa científica recente, é: além de aproveitador, o chupim se vale de uma estratégia de intimidação típica do crime organizado.

O que foi apelidado de "comportamento mafioso" foi registrado no Molothrus ater, o chupim-cabeça-castanha, e está descrito na edição online desta semana da revista Proceedings of the National Academy of Science (PNAS).

"São as chupins fêmeas que controlam o esquema mafioso no nosso local de pesquisas", diz nota divulgada por um dos autores do trabalho, Jeffrey P. Hoover. "Nosso estudo mostra que muitas delas voltam e vandalizam os ninhos, quando removemos o ovo parasita", explicou ele.


Estamos perdidos! Até os passrinhos estão ficando mafiosos. Daqui a pouco a gente vai começar a ver aviões com vários policiais federais carregando chumpins de um presídio para outro...

No comments: