Saturday, October 21, 2006

PARA QUEM DESEJA APRENDER A OUVIR


Pense aí num texto que serve para todo mundo, mas especialmente aos "falantes" como eu! "Escutatório" de Rubem Alves.
Alguém disse que não concorda muito com as idéias dele, mas admira a sua coerência. Eu admiro as idéias dele justamente porque não são vertidas para a coerência, mas para a autenticidade.
Ele começa dizendo assim:"Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular.Escutar é complicado e sutil"
Lá na frente diz mais: "Parafraseio o Alberto Caeiro: “Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma.“ Daí a dificuldade: a gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor".
E aí vai... Se quiser eu mando, mas você também pode pegá-lo na Casa de Rubem Alves (http://www.rubemalves.com.br/)

2 comments:

Anonymous said...

Oi meu querido Pastor,
estou esperando esse texto como você prometeu.
Beijos e Deus te abençoe!!
À propósito.....Adorei o seu blog :)

Robinson said...

Oi, Waleska.
Valeu o lembrete! Tô mandando agora para você. Boa leitura.
Um abraço,
RObinson