Thursday, October 26, 2006

COMO ESTÁ SUA ALMA HOJE?

Olá, bom dia! "Como está sua alma hoje?" Esquisito, né? A gente se acostuma a perguntar displicentemente “Como está você?” e na verdade, nem pára a ouvir a resposta.
Porém, quando alguém pergunta sobre a nossa alma, a sede das emoções, pensamentos e vontades. O nosso verdadeiro eu. O que está lá dentro e ninguém vê. Então, a gente pára e se pergunta: “Como é que estou mesmo?”
Pois bem, é sobre isto e mais um pouco que vamos conversar hoje, mas não antes de conversar com o Amigo inseparável destes momentos devocionais. Ele está conosco e você pode falar com Ele e lhe ouvir através da oração.
Oração não é o que eu digo a Deus. É o que eu comunico a Deus! Falar é uma coisa, comunicar é outra. Comunicação é uma ação comum. É um momento mobilizador entre criatura e Criador, do qual o primeiro nunca sai do mesmo jeito.
Vá lá! Comunique-se com seu Deus e Pai e faça isto pelo tempo que desejar. Depois volte para o nosso papo, ok?
OK! Agora que você voltou, vamos falar sobre outra pergunta corriqueira que fazemos: “o que”.
Veja bem: “por que” fala de razões e motivos; “como” de maneiras e formas; “quando” de momentos e tempos e “o que” fala de essência e realidade.
Por exemplo, quando uma criança pergunta: “Painho, o que é isto?” Apontando para algo que não conhece, ela espera uma descrição, não necessariamente uma explicação. Descrever é informar.
E quando eu pergunto a Deus “o que”, que significado isto teria? Depende! Depende do que eu aponto para mostrar a Deus.
Se eu aponto algo, eu quero saber o que Deus sabe daquilo e o que eu não sei e talvez precise e deseje saber. O que Deus teria para me dizer é bem mais do que eu precisaria e gostaria de saber!
Sabe aquele vendedor que decora o manual de um utensílio e derrama sobre você um bocado de informações inúteis ou dispensáveis para você? Deus, certamente, não é assim!
Primeiramente, Ele sabe até onde você sabe.
Segundo, Ele sabe o que você precisa saber.
Terceiro, Ele sabe o que você quer saber.

E por causa disto, Ele lhe diz o que Ele quer que você saiba.
Isto se inverte quando é Deus quem nos pergunta, por exemplo. Em dado momento, Moisés tinha uma vara ao ser chamado por Deus para liderar o povo na saída do Egito e Deus lhe perguntou: “O que é isto que tem nas mãos?”, Moisés lhe respondeu: “Uma vara” e Deus a transformou numa cobra!
Então, o que é pode não ser o que lhe parece. Só quem sabe a essência das coisas é Deus e só quem sabe no que as coisas podem se transformar é Deus. Então, não se prenda a aparências, busque a essência e a realidade das coisas.
De maneira prática, ao perguntar a Deus “o que é isto”, não esqueça de acrescentar: “e no que isto pode se transformar”. Água pode se tornar vinho, poucos pães e peixinhos podem alimentar uma multidão!
O que você tem pode ser pouco, mas não nas mãos de Deus. O que você vê pode ser insuficiente, mas não para o poder de Deus. Enfim, somente Deus sabe o que é e o que pode ser.
Hoje não pode ser diferente com você! Não se engane com o que você sabe. Pode ser insuficiente. Pergunte a Deus o que realmente é e o que pode realmente se tornar!
Que Deus lhe abençoe muito e tenha um bom dia. Até amanhã.

No comments: